É a Educação em Saúde saudável? Repensando a Educação em Saúde através do coceito de bio-poder

Autores

  • Denise Gastaldo Universidade de Montreal

Palavras-chave:

Educação em Saúde, promoção da saúde, bio-poder, bio-política, anatomia-política e Michel Foucault.

Resumo

Este artigo emprega o conceito de bio-poder desenvolvido por Foucault para analisar a Educação em Saúde. O bio-poder refere-se à administração da vida biológica como um evento político. O argumento central é o de que a Educação em Saúde representa uma contribuição singular para o exercício de bio-poder. Seu envolvimento com a prevenção e a Promoção da Saúde, bem como a sua
natureza educacional, contribuem para o conjunto de técnicas de poder que entram em jogo na administração do corpo individual e social. Informações de um estudo sobre as políticas e práticas de Educação em Saúde no sistema público de saúde do Brasil são apresentadas para ilustrar a análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Gastaldo, Universidade de Montreal

Denise Gastaldo é PhD em Sociologia pela Universidade de Londres, Inglaterra, e trabalha atualmente como pesquisadora convidada na Faculdade de Enfermagem da Universidade de Montreal, Canadá.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Gastaldo, D. (2017). É a Educação em Saúde saudável? Repensando a Educação em Saúde através do coceito de bio-poder. Educação & Realidade, 22(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71469

Edição

Seção

Artigos