Ensino Médio Noturno em Escolas Públicas Paulistas: indicações de qualidade
Resumo
Este trabalho resulta de um estudo comparado, desenvolvido em dez escolas
públicas localizadas no Estado de São Paulo, nas quais se pressupunha a oferta do
Ensino Médio Noturno de qualidade. Para a seleção dos casos investigados,
consideraram-se indicadores elaborados no âmbito da pesquisa Ensino Médio:
experiências em escolas públicas (2005) financiada pelo MEC/Unesco. Da análise das
informações coletadas por meio de questionários endereçados aos profissionais e alunos
do noturno de cada escola, aliada à observação de campo, apresentam-se características
institucionais e fatores extra-escolares que, na opinião desses segmentos, constituem
evidências da qualidade da escola. Dentre essas se destacam: flexibilidade curricular,
liderança dos dirigentes, clima de diálogo entre profissionais da escola e estudantes e
expectativa positiva em relação ao futuro dos alunos. Tais fatores confirmam estudos
anteriores.
públicas localizadas no Estado de São Paulo, nas quais se pressupunha a oferta do
Ensino Médio Noturno de qualidade. Para a seleção dos casos investigados,
consideraram-se indicadores elaborados no âmbito da pesquisa Ensino Médio:
experiências em escolas públicas (2005) financiada pelo MEC/Unesco. Da análise das
informações coletadas por meio de questionários endereçados aos profissionais e alunos
do noturno de cada escola, aliada à observação de campo, apresentam-se características
institucionais e fatores extra-escolares que, na opinião desses segmentos, constituem
evidências da qualidade da escola. Dentre essas se destacam: flexibilidade curricular,
liderança dos dirigentes, clima de diálogo entre profissionais da escola e estudantes e
expectativa positiva em relação ao futuro dos alunos. Tais fatores confirmam estudos
anteriores.
Palavras-chave
Ensino Médio. Democratização. Ensino Noturno. Qualidade.
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