Estetização Pedagógica, Aprendizagens Ativas e Práticas Curriculares no Brasil

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS

Palavras-chave:

Práticas Curriculares, Conhecimento Escolar, Ensino Médio, Brasil

Resumo

O presente artigo objetiva estabelecer um mapeamento dos modos de constituição das práticas curriculares mobilizadas no ensino médio brasileiro, ao longo da última década, procurando dimensioná-las em um contexto de intensificação das formas de estetização pedagógica e das aprendizagens ativas nas pedagogias contemporâneas. Serão examinados oito relatos de experiência de práticas curriculares, que se autonomeiam como inovadoras e interativas, publicados em variados periódicos brasileiros. Ao realizar a opção por metodologias ativas de aprendizagem, atreladas a determinados dispositivos de interatividade, parece delinear-se a emergência de uma configuração pedagógica na qual a aula assemelha-se a um jogo de perguntas e respostas - um quiz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo/RS

Roberto Rafael Dias da Silva é doutor em Educação; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Silva, R. R. D. da. (2018). Estetização Pedagógica, Aprendizagens Ativas e Práticas Curriculares no Brasil. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/67743

Edição

Seção

A Educação Escolar em Perspectiva

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)