Amizade, Diferença e Educação: reflexões a partir de Zygmunt Bauman

Autores

Palavras-chave:

Amizade. Relações Humanas. Zygmunt Bauman. Educação.

Resumo

Este trabalho objetiva pensar sobre os lugares possíveis para a amizade a partir de um estudo sistemático da obra de Zygmunt Bauman. Tendo como ponto de partida que vivemos em um tempo no qual as relações humanas são regidas pela lógica do consumo, os laços tornam-se fragilizados, deixando em segundo plano a experiência da diferença. Através da questão do amor, entendemos que a amizade pode fundar novas formas vinculares, conferindo densidade aos laços. A dimensão escolar, ao ser pautada em reciprocidade, responsabilidade e solidariedade, pode ser um espaço no qual as diferenças podem ser vivenciadas e uma maneira de resistir ao princípio de homogeneidade colocado em prática na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR – Brasil

Doutor em Educação pela UNESP/Marília. Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Silva, R. B. (2017). Amizade, Diferença e Educação: reflexões a partir de Zygmunt Bauman. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/65748

Edição

Seção

Diálogos com Pensadores sobre Educação