Cotidianos Escolares em Imagens

Autores

  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES
  • Marco Antonio Oliva Gomes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Palavras-chave:

Imagem-representação. Imagem-sensação. Clichê. Cotidiano Escolar.

Resumo

O artigo tem como objetivo problematizar os cotidianos escolares em imagens, a partir de intercessores e conceitos da Filosofia da diferença de Deleuze e Guattari. Para tanto, assume como referência os dados-imagens-grafites produzidos durante as pesquisas que desenvolvemos com os cotidianos de escolas públicas de Vitória/ES, Brasil. O texto assume que para falar dos cotidianos escolares em imagens, de modo a potencializar o intempestivo, a produção de sentidos e a multiplicidade dos conhecimentos, é preciso investir em uma outra atitude de pesquisa que considere o caos, o acaso e a permanente abertura e complexidade dos cotidianos escolares como potências para a constituição de um plano de imanência e para a criação de conceitos. O artigo sustenta a ideia de impossibilidade de se eleger imagens que seriam consideradas as mais representativas para se falar dos acontecimentos das escolas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Carlos Eduardo Ferraço é professor associado da UFES. Desenvolve pesquisas em currículo. Coordena o GRPEs/CNPq Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos. Membro da Diretoria da Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Autor de artigos, livros e capítulos de livros publicados em periódicos e editoras de circulação nacional.

Marco Antonio Oliva Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES

Marco Antonio Oliva Gomes é professor adjunto da UFES. Pesquisador do GRPEs/CNPq Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos, desenvolvendo investigações nos campos do currículo, da formação de educadores e dos processos inclusivos. É autor de artigos científicos e capítulos de livros publicados em periódicos e editoras de circulação nacional.

Publicado

2017-04-05

Como Citar

Ferraço, C. E., & Gomes, M. A. O. (2017). Cotidianos Escolares em Imagens. Educação & Realidade, 42(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64316

Edição

Seção

Educação e Mundos Imagéticos e Sonoros

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)