Avaliação Institucional: por que os atores silenciam?

Autores

  • Eliane Gomes dos Santos UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
  • Maria da Glória Schwab Sadala Universidade Veiga de Almeida
  • Sônia Xavier de Almeida Borges Universidade Veiga de Almeida

Palavras-chave:

Avaliação Institucional. Psicanálise. Atores-sujeitos. Discursos.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre a questão do processo de avaliação institucional nas instituições brasileiras de ensino superior, tendo como base a teoria psicanalítica e como particular enfoque, a resistência dos atores-sujeitos ao processo e à implantação da cultura de avaliação. Por meio da teoria dos discursos de Jacques Lacan foi possível refletir a respeito dos impasses da avaliação institucional no contexto universitário brasileiro e pensar em propostas frente aos fenômenos sociais a ela relacionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Gomes dos Santos, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Graduada em Comunicação Social pela PUC/RJ. Especialista em Documentos Oficiais e Pesquisa em Comunicação. Mestre pelo Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. Avaliadora e Membro da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, RJ - CPA/UVA.Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979). Defendeu dissertação de Mestrado em setembro deste ano com o título: Avaliação Institucional: impasses no contexto universitário brasileiro pelo Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, aprovada com louvor pela banca examinadora. É membro da CPA da Universidade Veiga de Almeida e exerce funções administrativas na Reitoria da UVA. Tem experiência nas áreas de Administração, Comunicação e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação institucional e educação superior.

Maria da Glória Schwab Sadala, Universidade Veiga de Almeida

Psicanalista, Doutora pela UFRJ. Coordenadora do Curso de Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade e do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, RJ. Supervisora do SPA/UVA. Professora e Supervisora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC/RJ. Membro do Colegiado de FCCL-RJ.

Sônia Xavier de Almeida Borges, Universidade Veiga de Almeida

Psicanalista da Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano. Graduada em Pedagogia pela PUC/Goiás. Especialista em Psicologia da Educação pela UFG. Mestre em Psicologia da Educação pela FGV/RJ. Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, RJ, nos Cursos de Graduação em Psicologia, Pós-graduação em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico- Institucional e do Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade.

Publicado

2012-08-20

Como Citar

Gomes dos Santos, E., Sadala, M. da G. S., & de Almeida Borges, S. X. (2012). Avaliação Institucional: por que os atores silenciam?. Educação & Realidade, 37(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16969

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)