A crise da Unasul pelas agências internacionais de notícias: a veiculação do colapso da integração regional Sul-americana pela mídia

Autores

  • Beatriz Soares Bidarra Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Jéssica Maria Grassi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucas Kerr Oliveira Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.99002

Palavras-chave:

Integração Regional, América do Sul, Unasul, Mídia, Geopolítica de Comunicações

Resumo

O artigo investiga o discurso perpetrado pela grande mídia no que se refere à crise interna pela qual a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) enfrenta desde 2017. Para essa análise foram selecionadas e analisadas todas as notícias publicadas sobre o assunto nos sites de duas grandes agências de notícias internacionais, a Reuters e a EFE, no período de abril a agosto de 2018 – da suspensão das atividades de seis membros do bloco à notificação por parte da Colômbia de retirar-se do bloco. Parte-se da hipótese que a maneira como a mídia – representada neste estudo pelas agências de notícias selecionadas – ressignifica os acontecimentos, por meio do conteúdo midiático veiculado, pode reforçar discurso contrário à integração sul-americana. Observa-se que os desafios da integração na América do Sul são complexos, indo desde as assimetrias e a situação política e econômica dos países do bloco até o enfrentamento do discurso propagado pela grande mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Soares Bidarra, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL-UNILA). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI).

Jéssica Maria Grassi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UFSC) e bolsista CAPES. Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Contemporânea (GEPPIC).

Lucas Kerr Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutor em Ciência Política e Mestre em Relações Internacionais pela UFRGS. Professor do Curso de Relações Internacionais e Integração e do Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI).

Downloads

Publicado

2020-08-27

Como Citar

Soares Bidarra, B., Grassi, J. M., & Kerr Oliveira, L. (2020). A crise da Unasul pelas agências internacionais de notícias: a veiculação do colapso da integração regional Sul-americana pela mídia. Revista Debates, 14(2), 207–238. https://doi.org/10.22456/1982-5269.99002