O buen vivir na América Latina como possibilidade emancipatória nos discursos sobre desenvolvimento

Autores

  • Isabela Veloso Lopes Versiani Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Anete Marília Pereira Universidade Estadual de Montes Claros -Unimontes
  • Maria da Luz Alves Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros -Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.87436

Palavras-chave:

América Latina, Desenvolvimento, Buen Vivir.

Resumo

Nas últimas décadas, as dificuldades do modelo de desenvolvimento convencional em se tornar, de fato, o grande propulsor de mudanças no campo econômico e, por conseguinte, nas demais esferas da vida social, têm sido criticamente analisadas por teóricos latino-americanos do pós-desenvolvimento e pela busca de alternativas. Com base em pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo analisar a discussão do buen vivir no campo de estudos sobre o desenvolvimento, procurando entender como essa nova proposta, que incorpora a dimensão cultural de influência indígena andina na busca por outras formas de ver e se relacionar harmonicamente com o mundo, tem avançado na América Latina. Constata-se que, apesar das dificuldades e desafios, o buen vivir tem ganhado espaço e difusão no plano acadêmico, social e político, abrindo possibilidades para processos de emancipação desses países ante as amarras dos discursos sobre desenvolvimento de base economicista até então dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Veloso Lopes Versiani, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutoranda do Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS, da Universidade Estadual de Montes Claros –UNIMONTES. Vinculada ao Departamento de Educação Física e Desporto da mesma instituição. Mestre em Desenvolvimento Social – PPGDS. Graduada em Educação Física e Ciências Sociais.

Anete Marília Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros -Unimontes

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS, da Universidade Estadual de Montes Claros –UNIMONTES. Vinculada ao Departamento de Geografia da mesma instituição. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Geografia Humana pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria da Luz Alves Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros -Unimontes

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS, da Universidade Estadual de Montes Claros –UNIMONTES. Vinculada ao Departamento de Ciências Sociais da mesma instituição. Doutora em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Versiani, I. V. L., Pereira, A. M., & Ferreira, M. da L. A. (2018). O buen vivir na América Latina como possibilidade emancipatória nos discursos sobre desenvolvimento. Revista Debates, 12(3), 165–184. https://doi.org/10.22456/1982-5269.87436

Edição

Seção

Artigos