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Edição Atual

v. 19 n. 31 (2024): CONCEPÇÕES DE LÍNGUA E QUESTÕES DE POLÍTICA LINGUÍSTICA SOB DIFERENTES ENFOQUES HISTÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS
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A presente proposta visa à produção e circulação de estudos que abranjam diferentes concepções de língua abordando questões de política linguística como: a) a relação entre língua e nação; b) nacionalismo e xenofobia; c) concepções de língua nacional e ensino de língua materna nas escolas; d) controle de programas de ensino, livros didáticos e de conteúdos ensinados nos contextos escolares em regimes não democráticos; e) teorias idealistas e materialistas sobre a origem e a função das línguas nas sociedades; f) relações entre sociedade, abordagens gramaticais e ensino de língua. 

O número aguarda por contribuições que busquem associar tais questões a diversos contextos sócio-históricos, incluindo os contextos brasileiro, latino-americano, europeu e do leste europeu. Com vistas a incentivar a participação de pesquisadores de diferentes áreas na organização deste número, encorajamos a produção de estudos voltados para uma diversidade de áreas: para os estudos filológicos que abordem o tratamento diacrônico/histórico da língua; para os estudos embasados em fundamentos da Análise do Discurso de vertente francesa; para os estudos embasados em pressupostos da Sociolinguística; para os estudos embasados em fundamentos da Filosofia da Linguagem materialista e nas teorias dialógico-discursivas de autores integrantes do Círculo de Bakhtin.

Publicado: 2024-09-14
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