Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão

A Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre destina-se a divulgação de evidências científicas de alta qualidade abrangendo as mais diversas áreas da Odontologia no âmbito da pesquisa básica, clínica e epidemiológica. Também possui como missão a divulgação de informações inovadoras em Odontologia.

O periódico é direcionado a professores, pesquisadores, cirurgiões-dentistas clínicos e estudantes de graduação e pós-graduação, com o objetivo de auxiliar no crescimento científico-tecnológico da área e no processo de ensino-aprendizagem dos profissionais de saúde bucal.

Foco e escopo

A Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre tem como objetivo publicar trabalhos de pesquisa básica, clínica e epidemiológica. Como política editorial, aceita artigos inéditos, redigidos em português e/ou inglês apresentados exclusivamente à Revista, não devendo ser encaminhados, simultaneamente, a outro periódico. Eventualmente, publica anais com resumos de trabalhos apresentados em eventos na área da saúde bucal.

 

Políticas de Seção

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos originais

Serão aceitos artigos de trabalhos originais.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisões de literatura

Serão aceitas revisãoes sistemáticas de literatura com ou sem meta-análise.
Revisões tradicionais de literatura serão eventualmente publicadas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de caso

Serão aceitos artigos de relatos de caso clínico quando os mesmos forem de condições raras e adicionarem conhecimento inédito.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Eventos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Corpo Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Casos Clínicos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Suplemento

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Trabalhos de Investigação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sumário

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O modelo de revisão adotado é o duplo-cego. Os artigos originais submetidos, uma vez respeitados os critérios listados na seção Diretrizes para Autores, serão avaliados por um membro do grupo de avaliadores da Revista, respeitando a área do trabalho e a expertise dos pareceristas. O editor, caso julgue necessário, poderá solicitar a análise de um segundo avaliador.

Os critérios prioritários a serem considerados envolvem a originalidade e relevância do trabalho. Para os estudos envolvendo seres humanos é obrigatório a aprovação por Comitê de Ética.

O tempo de devolução dos artigos por parte dos pareceristas é de até 30 dias. O critério estabelecido pela Comissão Editorial para compor o grupo de avaliadores é possuir o Titulo de Doutor em Odontologia, e a comprovação de atividade de pesquisa e publicação recente.

 

Periodicidade

Revista semestral, no formato de volume, número e ano

 

Política de Acesso Livre

A Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todos os trabalhos publicados nesta revista adotam uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0), e seu uso deve ser feito sob essas condições de licenciamento.

Sua política editorial permite e incentiva o autoarquivamento dos artigos pelo autor em repositórios, sites e redes acadêmicas nas versões pós-print do autor e da revista, conforme registro no Diadorim.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Diretrizes éticas


Autoria

A Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre adota às recomendações do International Committee of Medical Journal Editor (ICMJE) em relação à definição de autoria.

Adota também a identificação de responsabilidade do autor pelo conteúdo e integridade da pesquisa, conforme Declaração de Singapura.

Conflito de interesses

Os autores devem declarar a inexistência de conflitos de interesse na submissão do trabalho.
Os revisores devem mencionar a existência de tais conflitos ao receber a solicitação de revisão, declinando de realizá-la.

Aprovação por comitê de ética

Estudos que envolvam seres humanos deverão estar de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e/ou com a Declaração de Helsinki, devendo constar na metodologia a aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa com respectivo número de aprovação (número do parecer ou CAAE).

Estudos que envolvam experimentos com animais devem mencionar na metodologia a aprovação (número do parecer ou CAAE) pelo Comitê de Ética da instituição do autor ou Comitê de Ética da instituição onde os animais foram obtidos e os experimentos realizados.

Além disso, no site da Revista, na submissão de relatos de caso ou de artigos originais que envolvam seres humanos ou animais é OBRIGATÓRIO o envio como documento suplementar do parecer de aprovação do Comitê de Ética. Submissões que não apresentarem a documentação descrita serão imediatamente rejeitadas antes da revisão por pares.

Política antiplágio

Os manuscritos passarão por procedimentos de investigação de possíveis plágios, anteriormente ao envio para a avaliação às cegas.

A Revista repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho, realizando as citações conforme as Diretrizes para Autores. Na hipótese de verificação de plágio, o trabalho científico será imediatamente rejeitado.

Infrações éticas

Em caso de infrações éticas - publicação duplicada, plágio, fabricação de dados, questões relacionadas à autoria, conflitos de interesse não mencionados, apropriação indevida de ideias ou dados por parecerista, entre outras - quaisquer membros da comunidade acadêmica ou público em geral podem realizar denúncia através do e-mail: revistaodonto@ufrgs.br.

A revista segue os diagramas de fluxo do COPE para identificação e orientação sobre más condutas. Eventualmente se houver contestação da decisão adotada, constitui-se um comitê de membros do corpo editorial e externos ao periódico para análise.

Correções e retratação

Em caso de correções e retração são adotadas as recomendações do ICMJE.