MISSÃO
A Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre destina-se a divulgação de evidências científicas de alta qualidade abrangendo as mais diversas áreas da Odontologia no âmbito da pesquisa básica, clínica e epidemiológica. A Revista também possui como missão a divulgação de informações inovadoras em Odontologia. Informações divulgadas na Revista são direcionadas a professores pesquisadores, cirurgiões-dentistas clínicos e estudantes de graduação e pós-graduação, com o objetivo de auxiliar no crescimento científico-tecnológico da área e no processo ensino-aprendizagem dos profissionais de saúde bucal.

FOCO E ESCOPO
A Revista da Faculdade de Odontologia é publicada quadrimestralmente, com o objetivo de publicar trabalhos de pesquisa básica, clínica e epidemiológica.

A Revista está indexada nas seguintes bases de dados: LILACS - Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde, BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia e LAPTOC - Latin American Periodicals Tables of Contents.

Como política editorial, a Revista aceita artigos inéditos, redigidos em português e/ou inglês apresentados exclusivamente à Revista da Faculdade de Odontologia, não devendo ser encaminhados, simultaneamente, a outro periódico. Eventualmente, publica anais com resumos de trabalhos apresentados em eventos na área da saúde bucal.

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos originais

Serão aceitos artigos de trabalhos originais.

Revisões de literatura

Serão aceitas revisãoes sistemáticas de literatura com ou sem meta-análise.
Revisões tradicionais de literatura serão eventualmente publicadas.

Relatos de caso

Serão aceitos artigos de relatos de caso clínico quando os mesmos forem de condições raras e adicionarem conhecimento inédito.

Eventos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Corpo Editorial

Casos Clínicos

Suplemento

Trabalhos de Investigação

Os artigos originais submetidos, uma vez respeitados os critérios listados na seção "Diretrizes para os Autores", serão avaliados por dois membros do grupo de avaliadores da Revista, respeitando a área do trabalho e o expertise dos pareceristas. Os critérios prioritários a serem considerados envolvem a originalidade e relevância do trabalho, assim como a sua aprovação pelo Comitê de Ética da Instituição de origem ou autorização do paciente para os Relatos de Caso. O tempo de devolução dos artigos por parte dos pareceristas é de até 30 dias. O critério estabelecido pela Comissão Editorial para compor o grupo de avaliadores é possuir o Titulo de Doutor ou Mestre em Odontologia, e a comprovação de atividade de pesquisa e publicação recente.

Revista semestral, no formato de volume, número e ano

A Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...