Imagens: arte e cultura, organizado por Alexandre Santos e Ana Maria Albani de Carvalho

Autores

  • Francisco Dalcol Doutor em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica (PPGAV/UFRGS). É pesquisador, crítico de arte, jornalista e curador independente.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.75574

Palavras-chave:

Fotografia. Imagem. Cultura. Sociedade. Arte Contemporânea.

Resumo

Com organização de Alexandre Santos e Ana Maria Albani de Carvalho, o livro Imagens: arte e cultura (Editora da UFRGS, 2012, 336 páginas) reúne 19 artigos e ensaios que investigam relações entre imagem e cultura nos âmbitos da história, da teoria e da crítica. Os textos apresentam estudos de pesquisadores que compartilham o interesse pela reflexão sobre a imagem mecânica – sobretudo a fotográfica, desde o seu surgimento no século XIX até a atualidade – e as práticas posteriores de produção de imagem, como o cinema, o vídeo e o digital. A publicação tem como importante contribuição estabelecer intercâmbios entre diferentes abordagens e metodologias de pesquisa relacionadas ao fenômeno da imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Dalcol, Doutor em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica (PPGAV/UFRGS). É pesquisador, crítico de arte, jornalista e curador independente.

Doutorando em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica (PPGAV/UFRGS). Bolsista Capes com estágio de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa (UNL). Mestre em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica (PPGART/UFSM). Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). É pesquisador, crítico de arte, jornalista e curador independente.

Referências

SANTOS, Alexandre; CARVALHO, Ana Maria Albani de (ORG.). Imagens: arte e cultura. Porto Alegre:Editora da UFRGS, 2012

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Dalcol, F. (2017). Imagens: arte e cultura, organizado por Alexandre Santos e Ana Maria Albani de Carvalho. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 22(36). https://doi.org/10.22456/2179-8001.75574