A poética do trauma em Roland Barthes. Uma alegoria fotográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.109531

Palavras-chave:

Trauma. Poetics. Roland Barthes. Photography.

Resumo

Trata-se da relação entre o trauma e o gesto poético em Roland Barthes. Para tanto, toma-se a fotografia como alegoria para o ato de criação, a partir do efeito de real a ela vinculado. Ao articular o sujeito ao apelo do sentido, a arte, enquanto realismo traumático, assume como princípio a moralidade do signo, pela qual ocupa-se em colocar em marcha a máquina das linguagens, tornando assim circunstancial o que é tido como natural na existência humana.

Abstract

It refers to the relationship between trauma and poetic gesture in Roland Barthes. For that, photography is taken as an allegory for the act of creation, from the effect of real linked to it. When articulating the subject to the appeal of sense, art, as a traumatic realism, assumes the morality of the sign as a principle, by which it is concerned with setting in motion the language machine, thus making circumstantial what is considered natural in human existence. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Área de Didática, Currículo e Formação de Professores. Doutor em Educação pela UFRGS. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou na Universidade do Vale do Taquari - Univates (2012-2016), desempenhando diversas atividades nos níveis de ensino, pesquisa e extensão. É membro dos Grupos de Pesquisa CEM - Currículo, Espaço, Movimento (Univates), DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (UFRGS) e Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS). Organizador do ciclo de debates Arredores da imagem (UFRGS). Integrante da Zona de Investigações Poéticas - ZIP (UFRGS-UERGS). Interessa-se pelas relações entre Arte, Literatura e Filosofia, tomadas como intercessores do pensamento em Educação. Com Barthes, Deleuze e Foucault, pesquisa estratégias de criação em meio às formações curriculares contemporâneas.

Marcos da Rocha Oliveira

Professor. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007/2). Mestre (2010/1) e Doutor (2014/1) em Educação como Bolsista CAPES - PPGEDU/UFRGS, na linha de pesquisa Filosofia da Diferença e Educação, sob orientação da Profª Drª Sandra Mara Corazza. Realizou Estágio de Doutoramento no Exterior no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sob coorientação do Profº Drº Jorge Ramos do Ó. Entre 2017 e 2018 desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado "O espaço-tempo da aula", na condição de colaborador do Departamento de Ensino e Currículo da FACED/UFRGS. É pesquisador nos grupos de pesquisa DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (UFRGS), t3xto (Unipampa - São Borja) e ZIP - Zona de Investigação Poética (UERGS) - todos cadastrados no CNPq. Foi Pesquisador Convidado e Colaborador no "Programa Observatório da Educação: Escrileituras" (CAPES/INEP/UFRGS) e no "Núcleo de Inovação e Desenvolvimento - Observatório de Educação" (Universidade de Caxias do Sul/UCS). Durante o Mestrado pesquisou o cotidiano com Maurice Blanchot e a escrita de vida com Roland Barthes, operando com a escritura de James Joyce e Haroldo de Campos. No Doutorado defendeu a tese de uma pedagogia enquanto atividade de criação de didáticas que se atualizam em currículos, sob o título "Método de dramatização da aula: O que é a pedagogia, a didática, o currículo?". É oficial temporário do Quadro de Oficiais Convocados da Força Aérea Brasileira, atuando no Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Canos, onde exerceu a função de Chefe da Seção de Instrução, Chefe da Seção de Planejamento e exerce a função de Chefe da Seção de Admissão e Seleção, além de exercer a coordenação de diversos cursos e estágios com participação de instruendos de nível médio, técnico e superior.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Por uma ontologia e uma política do gesto. Tradução de Vinícius Honesko. Belo Horizonte: Chão de Feira, 2018.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1996.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003a.

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Tradução de Márcia Vléria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2003b.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BARTHES, Roland. A preparação do romance I: da vida à obra. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005a.

BARTHES, Roland. Inéditos, vol. 3: imagem e moda. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2005b.

BARTHES, Roland. Mitologias. Tradução de Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: DIFEL, 2006.

BARTHES, Roland. O império dos signos. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Tradução de Isabel Pascoal. Lisboa: Edições 70, 2009.

DERRIDA, Jacques. As mortes de Roland Barthes. Tradução de Mauro Guilherme Pinheiro Koury. RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 7, n.20, p. 264-336, ago. 2008. Disponível em <http://www.cchla.ufpb.br/rbse/DerridaDoc.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2020.

DIDI-DIDI-HUBERMAN, Georges. Un conocimiento por el montaje. Edições Minerva, 2007. Disponível em: <http://www.circulobellasartes.com/fich_minerva_articulos/Un__por__el __montaje_(4833).pdf>. Aceso em: 20 nov. 2020.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.

FONTANARI, Rodrigo. A concepção de vazio em Roland Barthes. Alea, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 37-53, Dec. 2018 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2018000300037&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 Nov. 2020.

FOSTER, Hall. O retorno do real: A vanguarda no final do século XX. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu, 2017.

MOTTA, Leda Tenório da. Barthes em Godard: críticas suntuosas e imagens que machucam. São Paulo: Iluminuras, 2015.

MOTTA, Leda Tenório da; FONTANARI, Rodrigo. A tentação do haikai e a experiência traumática da fotografia em Roland Barthes. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 24, n. 2, p. 127-139, ago. 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/6945/8694>. Acesso em: 28 nov. 2020.

RICHARD, Jean-Pierre. Roland Barthes, dernier paysage. Paris: Verdier, 2006.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-10

Como Citar

Costa, C. B. da, & Oliveira, M. da R. (2021). A poética do trauma em Roland Barthes. Uma alegoria fotográfica. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.109531

Edição

Seção

DOSSIÊ: Arte e Trauma