A reunião especializada sobre agricultura familiar do Mercosul (REAF): expansão ou aprofundamento da integração regional?

Autores

  • Guilherme Augusto Guimarães Ferreira Programa de Pós-graduação San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC/SP). http://orcid.org/0000-0003-3732-5661

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.88352

Palavras-chave:

Integração Regional, Mercosul, REAF,

Resumo

No início do século XXI, ocorreu um movimento de reforma institucional do Mercosul, marcado pela incorporação de diversos setores políticos e econômicos à institucionalidade do bloco, dentre os quais a agricultura familiar, no âmbito da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF). Assim sendo, este artigo realiza um estudo da REAF enquanto experiência de integração regional, com foco analítico nas dinâmicas de interação entre os governos e as organizações sociais do campo. Quer-se discutir em que medida as características da REAF indicam indícios de pressões para a superação do intergovernamentalismo e criação de mecanismos supranacionais. Por fim, defende-se que a supracitada reforma implementada no Mercosul resultou na proliferação de espaços de negociação sem poder de decisão, reproduzindo o modelo intergovernamental dos anos 1990.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Guimarães Ferreira, Programa de Pós-graduação San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC/SP).

Doutorando e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP, campus de Franca, tendo realizado intercâmbio acadêmico de graduação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Atualmente, é professor do curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi e professor permanente da Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da UNESP/Franca (NEPPs), da REPRI- Rede de Pesquisa sobre Regionalismo e Política Externa (UFU) e da Equipe de Relações Internacionais do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC).

Downloads

Publicado

2019-04-04

Como Citar

Ferreira, G. A. G. (2019). A reunião especializada sobre agricultura familiar do Mercosul (REAF): expansão ou aprofundamento da integração regional?. Conjuntura Austral, 10(49), 81–95. https://doi.org/10.22456/2178-8839.88352

Edição

Seção

ARTIGOS