REPRESENTAÇÃO GRÁFICA ARQUITETÔNICA DIGITAL: AVALIAÇÃO DO USO DE NOVAS ABORDAGENS DIDÁTICAS PARA MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.95854Keywords:
ensino de arquitetura, representação gráfica para arquitetura, capacidade técnico construtiva, capacidade visiográfica tridimensional.Abstract
A representação da forma é imprescindível para qualquer área que envolva criação de artefatos, uma vez que sem ela o projeto não passa de uma ideia no campo mental. Porém para que a ideia seja materializada é preciso representá-la graficamente. Para isso é necessário que o projetista tenha capacidade de visualização espacial desenvolvida, o que tem se mostrado ser uma tarefa complexa. Ao longo da história, educadores têm se debruçado sobre estratégias didático-metodológicas a fim de ajudar nesse processo. Entre eles, Tamashiro defende que o ensino de desenho arquitetônico deve trabalhar com o uso do Conhecimento Técnico-Construtivo (CTC) para um melhor desenvolvimento das habilidades de representação. O presente trabalho toma como problema de pesquisa as dificuldades de visualização espacial dos estudantes no processo de representação gráfica do projeto arquitetônico. Foi realizado um experimento didático utilizando o CTC com estudantes de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pernambuco. O experimento exigiu que os discentes realizassem o levantamento de escadas e representassem graficamente suas projeções mongeanas em meio digital, utilizando-se das regras do desenho técnico. Os resultados mostram que o CTC contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de visualização espacial e, consequentemente, para o processo de projeto e suas representações gráficas.Downloads
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Published
2019-07-28
How to Cite
ALBUQUERQUE FULGÊNCIO, V.; VALENTINA DE FREITAS E LOPES, A.; BUARQUE RIBEIRO DE GUSMÃO, M. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA ARQUITETÔNICA DIGITAL: AVALIAÇÃO DO USO DE NOVAS ABORDAGENS DIDÁTICAS PARA MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 456–465, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95854. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95854. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
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Teorias educacionais aplicadas à TIC
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