Tri-Logic: Um Ambiente Gamificado como Ferramenta de Auxílio ao ensino de aprendizagem de Lógica de Programação.

Maria Eduarda Contri Natal, Brenda Anghinoni Barbosa, Júlia Cardoso Hernandes, Bruno de Sousa Much, Marcio Bigolin, Sandro José Ribeiro da Silva, Carla Balestro Silva, Leonardo Filipe Batista de Carvalho

Resumo


O presente trabalho propõe um ambiente gamificado, nomeado Tri-Logic,
desenvolvido com o objetivo de servir de apoio ao ensino e aprendizagem na disciplina de lógica de programação. A partir de uma pesquisa bibliográfica, identificou-se que algumas das dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de habilidades de programação são as diversidades de ritmos dos alunos e sua falta de motivação. Uma das alternativas para enfrentar este problema é a utilização de técnicas da gamificação como estratégia, utilizando dinâmicas e mecânicas de jogos para motivar ações que não são, necessariamente, relacionadas a jogos. O ambiente desenvolvido, que vem sendo testado com os alunos do primeiro ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao ensino médio, permitiu identificar resultados promissores, nos quais observa-se que a gamificação está diretamente ligada ao aumento da motivação dos alunos.


Palavras-chave


Gamificação, ambientes virtuais de aprendizado, ensino de lógica de programação.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89298

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