Aplicativo Caixa de Música: recurso para aprimoramento das concepções sobre diversidade na Educação Infantil

Autores

  • Priscila Garcia de Sousa e Silva IFFluminense
  • Suzana da Hora Macedo IFFluminense
  • Silvia Cristina Freitas Batista IFFluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89291

Palavras-chave:

Aplicativo, música, diversidade, Educação Infantil

Resumo

O aplicativo móvel Caixa de Música é um recurso pedagógico colaborativo, gratuito, que integra músicas e atividades autorais sobre diversidade. Seu desenvolvimento requereu uma categorização temática das competências para a Educação Infantil sobre diversidade, seguida de uma pesquisa exploratória por músicas infantis nacionais relacionadas a esse tema. Foram identificadas poucas músicas contemplando temas de diversidade e, assim, foram escritas oito composições, fundamentadas nos documentos regulatórios da Educação Infantil. Este artigo tem por objetivo apresentar o aplicativo e analisar a percepção de professores que o experimentaram em duas turmas da Educação Infantil. A pesquisa teve caráter qualitativo e destacou pontos positivos do aplicativo, dentre os quais o design intuitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

GARCIA DE SOUSA E SILVA, P.; DA HORA MACEDO, S.; CRISTINA FREITAS BATISTA, S. Aplicativo Caixa de Música: recurso para aprimoramento das concepções sobre diversidade na Educação Infantil. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 311–320, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89291. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89291. Acesso em: 28 mar. 2024.