Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso.

Autores

  • Fabiana Santiago Sgobbi 1Pós-Doutoranda em Informática na Educação – UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Professora titular da UFRGS, junto ao PPGIE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89280

Palavras-chave:

Autodeterminação, mundo virtual, sensores.

Resumo

Esta pesquisa investigou o impacto da combinação de mundos virtuais 3D com
dispositivos móveis, agentes conversacionais e sensor de movimentação, como elementos capazes de promover a motivação de sujeitos envolvidos em um programa de controle de obesidade, fator de alta relevância uma vez que o tratamento personalizado tem alto custo e a obesidade é um problema mundial. Este conjunto de tecnologias foi utilizado como estratégia de apoio com vistas a oferecer ao usuário a sensação de “estar presente” num contexto especialmente preparado para promover a motivação e aprendizagem com a interação com objetos 3D. Este traz um recorte sobre a teoria da autodeterminação e como pode ser trabalhada com os dispositivos de Internet das coisas e agentes conversacionais em mundo virtuais.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

SANTIAGO SGOBBI, F.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. Teoria de autodeterminação utilizada em mundos virtuais, um estudo de caso. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 250–259, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89280. Acesso em: 29 mar. 2024.