Desenvolvimento de Jogos Educativos? Desafios, Oportunidades e Direcionamentos de Pesquisa

Autores

  • Wilk Oliveira dos Santos Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd) Instituto de Ciências Matem´aticas e de Computação (ICMC) Universidade de São Paulo (USP) - São Carlos, SP - Brasil.
  • Seiji Isotani Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd) Instituto de Ciências Matem´aticas e de Computação (ICMC) Universidade de São Paulo (USP) - São Carlos, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89252

Palavras-chave:

Desenvolvimento, ogos Educativos

Resumo

O desenvolvimento de um jogo educativo ´e uma atividade altamente complexa, pois além da necessidade do desenvolvimento com o objetivo de entreter um determinado público, ´e também necessário dedicar-se tempo ao conteúdo pedagógico a ser tratado no jogo e sua correlação com os demais elementos de design do mesmo. Nos últimos anos, em função do aumento dos estudos relacionados ao desenvolvimento dos jogos educativos, uma série de desafios têm sido percebidos. Nesse contexto, esse artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma série de desafios relacionados ao desenvolvimento de jogos educativos, bem como, apresentar diferentes oportunidades e direcionamentos de pesquisa ligados a esses desafios. Os desafios e oportunidades discutidos nesse artigo são: (i) desenvolvimento de jogos persuasivos, (ii) personalização em jogos educativos, e (iii) autoria em jogos educativos. Esses desafios são discutidos ao longo do artigo e os direcionamentos de pesquisa relacionados a cada desafio são apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS, W.; ISOTANI, S. Desenvolvimento de Jogos Educativos? Desafios, Oportunidades e Direcionamentos de Pesquisa. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 180–189, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89252. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89252. Acesso em: 28 mar. 2024.