Uso de um braço robótico como elemento de aprendizagem no ensino de Sistemas Operacionais

Autores

  • Rafael Henrique de Andrade FCT/UNESP
  • Maurício Araújo Dias FCT/UNESP
  • Raphael Garcia FCT/UNESP
  • Paula Tavares Pinto IBILCE/UNESP
  • Andreia Cristiane Silva Wiezzel FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67340

Palavras-chave:

robótica, sistemas operacionais, ensino, programação.

Resumo

A robótica pode ser aplicada ao ensino de variados temas em diferentes áreas do conhecimento, despertando muito interesse entre os estudantes. Considerando essa afirmação, neste artigo propõe-se uma maneira de melhorar qualitativamente a aprendizagem de estudantes em relação aos conceitos da disciplina Sistemas Operacionais. Para tanto, desenvolveu-se um software que propicia o uso de um braço robótico. Esse software se baseia em conceitos sobre Sistemas Operacionais para realizar toda a movimentação do braço e apresenta dados em interface de simples compreensão. Os resultados obtidos na aplicação do software e do braço robótico durante aulas de Sistemas Operacionais mostram que os estudantes tiveram maior facilidade em assimilar o conteúdo ensinado.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

HENRIQUE DE ANDRADE, R.; ARAÚJO DIAS, M.; GARCIA, R.; TAVARES PINTO, P.; CRISTIANE SILVA WIEZZEL, A. Uso de um braço robótico como elemento de aprendizagem no ensino de Sistemas Operacionais. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67340. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67340. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas