A PRÁTICA DE MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR PÚBLICO: RELATANDO EXPERIÊNCIAS NA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53514Keywords:
Narrativa Digital. Produção Textual. MultiletramentosAbstract
O trabalho de produção escrita utilizando narrativas digitais é uma abordagem de ensino pouco utilizada no contexto escolar. Tendo por base esse pressuposto, este trabalho tem por objetivo reportar práticas didático-pedagógicas de multiletramentos, por meio da produção de narrativas digitais, as quais se orientam a partir do processo de construção e desconstrução de gêneros, com vistas a desenvolver uma abordagem pedagógica de ensino sistematizada em etapas. Essas experiências foram realizadas nos últimos três anos no contexto escolar de uma escola pública, nas quais foram construídas narrativas digitais que abordassem os diferentes gêneros, tais como: Relato Pessoal; Relato de Viagem; Documentário Narrativo. Os resultados dessas experiências apontam para motivação dos alunos na escrita criativa ao usar tecnologias, bem como no aperfeiçoamento de competências e habilidades exigidas para interagir na contemporaneidade por meio da linguagem e multiletramentos na sala de aula.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).