Tutores inteligentes voltados à matemática: um mapeamento do cenário nacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.134346Palavras-chave:
Tutores Inteligentes, Matemática, Mapeamento Sistemático da LiteraturaResumo
A dificuldade no aprendizado de matemática é um problema conhecido nos cursos das exatas e que pode ser amenizado pelo uso de Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Para facilitar a adoção dessas tecnologias pelos professores e destacar oportunidades de pesquisa, este trabalho apresenta um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de tutores virtuais aplicados à educação matemática, destacando suas principais características e funcionalidades, benefícios e limitações. Os resultados apontam que os STI analisados oportunizam o ensino de matemática, especialmente nas disciplinas de Álgebra e Geometria da educação básica, destacando a criação de soluções que procuram identificar os erros dos alunos, criar soluções interativas que engajem e sejam efetivas no ensino e aprendizagem dos alunos, bem como, construir mecanismos que atuem em questões afetivas e ligadas aos estados emocionais dos alunos durante a interação com os STI.
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