Tutores inteligentes voltados à matemática: um mapeamento do cenário nacional

Autores

  • Alan de Oliveira Santana UFRN/PPgSC
  • Thiago Reis da Silva IFMA/Campus São João dos Patos
  • Eduardo Henrique da Silva Aranha UFRN/PPgSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134346

Palavras-chave:

Tutores Inteligentes, Matemática, Mapeamento Sistemático da Literatura

Resumo

A dificuldade no aprendizado de matemática é um problema conhecido nos cursos das exatas e que pode ser amenizado pelo uso de Sistemas Tutores Inteligentes (STI). Para facilitar a adoção dessas tecnologias pelos professores e destacar oportunidades de pesquisa, este trabalho apresenta um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de tutores virtuais aplicados à educação matemática, destacando suas principais características e funcionalidades, benefícios e limitações. Os resultados apontam que os STI analisados oportunizam o ensino de matemática, especialmente nas disciplinas de Álgebra e Geometria da educação básica, destacando a criação de soluções que procuram identificar os erros dos alunos, criar soluções interativas que engajem e sejam efetivas no ensino e aprendizagem dos alunos, bem como, construir mecanismos que atuem em questões afetivas e ligadas aos estados emocionais dos alunos durante a interação com os STI.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

SANTANA, A. de O.; SILVA, T. R. da; ARANHA, E. H. da S. Tutores inteligentes voltados à matemática: um mapeamento do cenário nacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 190–199, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134346. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134346. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Inteligência Artificial na Educação