Detecção de sentimentos e emoções no contexto educacional: um mapeamento sistemático da literatura

Autores

  • Josiane Bezerra Ribeiro UFPA/ICEN
  • Syanne Karoline Moreira Tavares UFPA/ICEN
  • Ramon Neirao Mendes UFPA/ICEN
  • Fabíola Pantoja Oliveira Araújo UFPA/ICEN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.134324

Palavras-chave:

Analise de Sentimentos e Emoções, Textos Curtos, Educação

Resumo

A análise de sentimentos corresponde a um processo de examinar e identificar a opinião emocional dominante em um texto, ou pedaço dele. Na   última década esta análise tem sido amplamente aplicada em muitas áreas, inclusive na educação. Diante deste contexto, este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura visando analisar como a detecção de sentimentos e emoções através de textos curtos vem sendo utilizada no ambiente educacional através da identificação dos tipos de sentimentos/emoções trabalhados e das tecnologias/ferramentas usadas nessas analises.  As buscas foram realizadas em bases de dados nacionais e internacionais, no per ́ıodo de 2012 a 2022. Como resultado foram retornados 85 estudos, dos quais 20 foram selecionados após a etapa de filtragem utilizada no protocolo de pesquisa. Metade dos estudos selecionados apresentou como finalidade melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem e a classificação dos sentimentos em positivo, neutro e negativo, tendo o Support Vector Machine - SVM e Logistic Regression como os algoritmos mais utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

RIBEIRO, J. B.; TAVARES, S. K. M.; MENDES, R. N.; ARAÚJO, F. P. O. Detecção de sentimentos e emoções no contexto educacional: um mapeamento sistemático da literatura . RENOTE, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 67–76, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134324. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134324. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador