Recurso Educacional Digital (RED) para os anos iniciais do Ensino Fundamental aspectos pedagógicos e a Base Nacional Comum Curricular

Rayssa Araújo Hitzschky, José Aires de Castro Filho, Raquel Santiago Freire

Resumo


Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos pedagógicos envolvidos no desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) de Língua Portuguesa, fundamentado nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a pesquisa parte do pressuposto de que é preciso aprofundar o desenvolvimento de RED a partir de aspectos de natureza pedagógica e não somente técnica. A pesquisa evidenciou elementos importantes do desenvolvimento pedagógico, como: Alinhamento teórico, Intencionalidade pedagógica e Consistência técnico-pedagógica. Esses aspectos devem ser considerados no desenvolvimento de RED, como parte primordial do desenvolvimento de recursos.


Palavras-chave


Recurso Educacional Digital. Desenvolvimento pedagógico. Base Nacional Comum Curricular.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110262

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br