Habilitadores da transformação digital em direção à Educação 4.0

Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira, Ricardo André Cavalcante de Souza

Resumo


À medida que a globalização e os rápidos avanços tecnológicos transformavam o modo de convivência humana e o mundo do trabalho, os sistemas educacionais cresciam desconectados das realidades e necessidades da sociedade e economia global. Entretanto, a pandemia do vírus COVID-19, que provocou a interrupção de aulas em escala mundial, tende a ser um catalisador para a transformação digital na educação. A transformação digital na educação envolve, além do uso de tecnologia, habilidades digitais necessárias a estudantes e professores, e a adoção de pedagogias e práticas inovadoras. Esse trabalho apresenta uma consolidação dos habilitadores organizacionais, tecnológicos e humanos que devem orientar as estratégias de transformação digital em direção à Educação 4.0, resultante da análise de documentos de organizações internacionais de referência.


Palavras-chave


educação 4.0, transformação digital, habilitadores, habilidades.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106012

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br