DEP–DM: Uma Abordagem baseada em Ensemble Regression para o Diagnóstico de Problemas Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.106009Palavras-chave:
Este artigo apresenta a abordagem DEP-DM, baseada em modelos Ensemble Regression para o diagnóstico do problema do desempenho escolar dos estudantes das escolas públicas de Pernambuco. O estudo baseou-se em informações do SAEB do ano de 2013. O conhecimenResumo
Este artigo apresenta a abordagem DEP-DM, baseada em modelos Ensemble Regression para o diagnóstico do problema do desempenho escolar dos estudantes das escolas públicas de Pernambuco. O estudo baseou-se em informações do SAEB do ano de 2013. O conhecimento foi extraído por meio da abordagem proposta, sendo possível identificar os fatores associados e estabelecer as relações de causa e efeito com o problema do desempenho escolar. Por fim, foram aplicados modelos de regressão paramétricos e não paramétricos para a previsão desse desempenho. Os resultados e diagnóstico apresentam que os fatores relacionados a infraestrutura da escola, ensino e familiares, exercem forte influência sobre o desempenho escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).