Expansão das escolas e colégios militares retoma a lógica da exclusão

Maria do Horto Salles Tiellet

Resumo


O artigo analisa o processo de expansão das escolas militares, através dos argumentos dos agentes públicos, na perspectiva da pesquisa exploratória de cunho descritivo. Buscou-se conhecer a justificativa para o processo de expansão de tal modelo de escola no Estado de Mato Grosso. Foram realizadas buscas sobre o assunto entre o ano de 2015 e 2018, em jornais de circulação estadual, notícias postadas em sites oficiais: da Educação, da Segurança, da PMMT, do Corpo de Bombeiros Militar e da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Usou-se, em sites mato-grossenses, o descritor “escolas militares”.  Para a análise do material aplicou-se a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, que possibilitou a constatação de que a justificativa para a expansão das escolas militares está a qualidade do ensino, que nunca foi prioridade das políticas educacionais do Estado de Mato Grosso. O modelo implantado e sua expansão executa uma política de exclusão dos filhos dos segmentos menos favorecidos da população

Palavras-chave


escola militar; Escola militar Tiradentes; Escola militar Dom Pedro II; Polícia Militar do Mato Grosso.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.93780

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