A pesquisa sobre a disciplina Política Educacional no Brasil: situação e perspectivas

Jefferson Mainardes, Silvana Stremel, Gregory Luis Rolim Rosa

Resumo


O artigo apresenta aspectos históricos da disciplina Política Educacional no Brasil e uma análise da situação da pesquisa sobre essa disciplina nos Cursos de Pedagogia e outras Licenciaturas. O referencial teórico fundamenta-se no conceito de campo de Bourdieu. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, cuja metodologia envolveu o levantamento de trabalhos a respeito do tema. Argumenta que os estudos sobre o ensino de política educacional e a formação de pesquisadores para esse campo são relevantes para a compreensão do campo acadêmico da política educacional, bem como do desenvolvimento teórico do campo. O artigo indica uma série de perspectivas para a pesquisa sobre o ensino de política educacional na Graduação e na Pós-Graduação.


Palavras-chave


Política Educacional; licenciaturas; ensino.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol33n22017.71495

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Prefixo DOI: 10.21573