A pesquisa sobre a disciplina Política Educacional no Brasil: situação e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol33n22017.71495Palavras-chave:
Política Educacional, licenciaturas, ensino.Resumo
O artigo apresenta aspectos históricos da disciplina Política Educacional no Brasil e uma análise da situação da pesquisa sobre essa disciplina nos Cursos de Pedagogia e outras Licenciaturas. O referencial teórico fundamenta-se no conceito de campo de Bourdieu. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, cuja metodologia envolveu o levantamento de trabalhos a respeito do tema. Argumenta que os estudos sobre o ensino de política educacional e a formação de pesquisadores para esse campo são relevantes para a compreensão do campo acadêmico da política educacional, bem como do desenvolvimento teórico do campo. O artigo indica uma série de perspectivas para a pesquisa sobre o ensino de política educacional na Graduação e na Pós-Graduação.
Downloads
Referências
AROSA, A. de C. C. A produção acadêmico-científica sobre política educacional no GT 5 da ANPEd (2000 a 2009). 2013. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. São Paulo: Autores Associados, 1997.
AZEVEDO, J. M. L. de; AGUIAR, M. A. A produção do conhecimento sobre a política educacional no Brasil: um olhar a partir da ANPED. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 77, p. 49-70, set./dez. 2001.
BELLO, I. M.; JACOMINI, M. A.; MINHOTO, M. A. P. Pesquisa em política educacional no Brasil (2000-2010): uma análise de teses e dissertações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 369-393, jul./dez. 2014.
BONALS, L.P.; ARENS, A. G. L.; TRUJILO, A. R. P. La política educativa: un componente necesario en la formación de docentes que investigan sobre su práctica. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos-SP. Anais... Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p.1-21
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denice Barbara Catani. São Paulo: Editora UNESP, 2004a.
BOURDIEU, P. Coisas ditas. Trad. Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. 1. reimp. da 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004b.
BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Fim de Século, 2003.
BOURDIEU, P.; WACQUANT, L. J. D. An invitation to reflexive sociology. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
BRUEL, A. L. de O. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2010.
CARVALHO, E. J. G. de. Políticas públicas e gestão da educação no Brasil. Maringá: EDUEM, 2012.
COSTA, A. de C.; MURANAKA, M. A. S.; BORGHI, R. F. A contribuição da disciplina PEB à formação de professores do ensino básico: estudo do caso das licenciaturas em uma Universidade Estadual. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos-SP. Anais... Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p.1-24.
DIÓGENES, E. M. N. Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 333-353, jul./dez. 2014.
FARIA, C. A. P. de. A multidisciplinaridade no estudo das políticas públicas. In: MARQUES, E.; FARIA, C. A. P. de. (Orgs.). A política pública como campo multidisciplinar. São Paulo: Editora Unesp; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013. p. 11-21.
FLACH, S.; MASSON, G. A disciplina de Política Educacional em cursos de formação de professores. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 15, n. 33, p.181-199, 2014.
FLACH, S.; MASSON, G. A disciplina de Política Educacional em cursos de formação de professores. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos-SP. Anais... Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p. 1-18.
GÓMEZ CAMPO, V. M.; TENTI FANFANI, E. Universidad y profesiones: crisis y alternativas. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores, 1989.
KFOURI, S. F. Políticas educacionais: estruturas e sistemas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
KRAWCZYK, N. R. Pesquisa e formação em política educacional: um desafio interdisciplinar. Revista Olh@res, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 8-14, nov. 2015.
KRAWCZYK, N. A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 6, n. 12, p. 3-11, jul./dez. 2012.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MAIA, G. Z. A. As publicações da ANPAE e a trajetória do conhecimento em administração da educação no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 31-50, jan./abr. 2008.
MAINARDES, J. Reflexiones sobre el objeto de estudio de la política educativa. In: TELLO, C. (Comp.). Los objetos de estudios de la política educativa: hacia una caracterización del campo teórico. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Autores de Argentina, 2015. p. 25-42.
MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, Itajaí, v. 9, n. 1, p. 4-16, jan./abr. 2009.
MAINARDES, J.; TELLO, C. A pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 75, p. 1-18, jul. 2016.
MAINARDES, J.; FERREIRA, M. S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 143-172.
MARTIGNONI, L. La enseñanza de la política educativa en la formación docente el caso de la carrera de Geografía. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos-SP. Anais... Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p. 1-13.
MARTINS, C. O que é política educacional. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MENDES, V. O estudo da política educacional nos cursos de licenciatura de uma instituição federal de ensino superior. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1, 2015, Guarulhos-SP. Anais... Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p. 1-21.
NEY, A. Política educacional: organização e estrutura da educação brasileira. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2008.
PEREIRA, G. R. de M.; ANDRADE, M. da C. L. de. A construção da administração da educação na RBAE (1983-1996). Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1393-1411, set./dez. 2005.
PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de políticas educacionais na perspectiva do materialismo histórico. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 1-17, jul./dez. 2016.
PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de políticas educacionais na perspectiva do materialismo histórico. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos-SP. Anais... Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p. 1-17.
QUIANÉ, L. M. J.; LÓPEZ, V. M. S. El estudio de la política educativa en la maestría en educación básica de la universidad pedagógica nacional-México: un relato reflexivo y crítico desde sus origenes, diseño y operación. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos-SP. Anais... Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p. 1-19.
ROMERO, S. A.; GARCÍA, M. G. Sentidos y desafíos de enseñar política educativa en la formación docente. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos-SP. Anais... Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p. 1-15.
SANTOS, A. L. F. dos. A Pós-Graduação em Educação e o tratamento do tema política educacional: uma análise da produção do conhecimento no Nordeste do Brasil. 2008. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
SANTOS, A. L. F. dos. Conhecimento e interesse: analisando fatores que influenciam a constituição do campo acadêmico da pesquisa sobre política educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 1,
p. 161-180, jan./abr. 2014.
SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. Regulação e legitimação da pesquisa sobre a política educacional como campo acadêmico: um estudo a partir dos programas de Pós-Graduação do Nordeste brasileiro. In: GOMES, A. M.; OLIVEIRA, J. F. de (Orgs.). Reconfiguração do campo da educação superior. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 71-93. (Série Estudos em Políticas Públicas e Educação).
SANTOS, A. L. F. dos; AZEVEDO, J. M. L. de. A Pós-Graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 534-550, set./dez. 2009.
SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia prático da política educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
SAVIANI, D. Análise crítica da organização escolar brasileira por meio das leis no 5.540/68 e 5.692/71. In: SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez Editora; Autores Associados, 1980. p. 133-155.
SCHNEIDER, M. P. Pesquisa em política educacional: desafios na consolidação de um campo. Revista Educação (PUC-Campinas), Campinas, v. 19, n. 1, p. 5-13, jan./abr. 2014.
SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. (Orgs.). Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016.
SILVA, C. S. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.
SOSSAI, F. C. Anotações sobre o conceito de campo e os estudos em políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 294-333, jul./dez. 2016.
SOUZA, A. R. de. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, jan./jun, p. 75-89, 2016.
SOUZA, A. R. de. A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando? Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 355-367, jul./dez. 2014.
SOUZA, A. R. de; GOUVEIA, A. B.; TAVARES, T. M. (Orgs.). Políticas educacionais: conceitos e debates. Curitiba: Appris, 2011.
STREMEL, S. Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, p. 1 – 19, enero/jun. 2017.
STREMEL, S. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. A emergência do campo da política educacional em diferentes países. Tópicos Educacionais, Recife, v. 22, n. 1, p. 115-138, jan./jul. 2016.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. Reflexões iniciais sobre a disciplina política educacional em cursos de pedagogia no Brasil. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1, 2015, Guarulhos-SP. Anais... Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015a. p. 1-25.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. A disciplina Política Educacional em Cursos de Pedagogia no Brasil: primeiras aproximações. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 9, n. 17-18, p. 137-155, 2015b.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. A constituição do campo da política educacional no Brasil: notas sobre a periodização. VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE. Anais… Uberlândia, 2013.
SUASNÁBAR, C.; PALAMIDESSI, M. Notas para una historia del campo de producción de conocimientos sobre educación en la Argentina. In: PALAMIDESSI, M; SUASNÁBAR, C.; GALARZA, D. (Comps.). Educación, conocimiento y política: Argentina, 1983-2003. Buenos Aires: Manantial, 2007. p. 39-63.
TELLO, C. La enseñanza de la Política Educativa y la formación de investigadores en el campo. Entre las matrices históricas y la episteme de época. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 24, n. 55, p. 125-151, jan./abr. 2015.
TELLO, C.; MAINARDES, J. Revistando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, jan./jun. 2015.
VIEIRA, S. L. Educação Básica: política e gestão da escola. Brasília: Liber Livro, 2009.
VIEIRA, S. L.; ALBUQUERQUE, M. G. M. Política e planejamento educacional. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2001.
VIEIRA, S. L.; FARIAS, I. M. S. de. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Líber Livro, 2007.
VISACOVSKY, N. ¿Cómo enseñar política educativa desde un bordaje interdisciplinar? In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos-SP. Anais... Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p. 1-12.
WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (Coords.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil: 1991 a 1997. Brasília: ANPAE; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.