Monitoramento e avaliação dos planos de educação: breves contribuições

Luiz Fernandes Dourado, Geraldo Grossi Junior, Roberval Angelo Furtado

Resumo


O presente artigo visa a situar a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) por meio da Lei n. 13.005/2014 e dos planos decenais correspondentes elaborados pelos entes federados (estados, Distrito Federal e municípios), com ênfase nas questões atinentes ao monitoramento e avaliação dos planos. Parte-se do pressuposto analítico de que os processos de proposição e materialização de planos de educação são complexos e, portanto, não se efetivam de maneira linear, requerendo condições objetivas e políticas direcionadas ao efetivo cumprimento das metas e estratégias. Nesse contexto, no presente artigo, destaca-se que o planejamento, a proposição de políticas e a produção de indicadores se articulam ao processo de monitoramento e avaliação do plano entendido como epicentro das políticas educacionais.


Palavras-chave


Plano de Educação; monitoramento, avaliação, políticas educacionais.

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DOI: https://doi.org/10.21573/vol32n22016.67198

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Prefixo DOI: 10.21573