Estado, educação e controle social: introduzindo o tema

Autores

  • Antônio Bosco de Lima Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol25n32009.19661

Resumo

Nas últimas duas décadas, o Brasil passou por uma ampla reforma educacional. A reforma abrange o sistema curricular e a avaliação, sem, entretanto, articulá-la com um sistema de financiamento, que, no conjunto, poderia redundar em um sistema nacional de educação. A reforma  educacional buscou desconcentrar as tarefas educacionais e impingiu um controle sobre o fluxo escolar, destacando-se a universalização do ensino fundamental. Entretanto, não vimos ser ampliados instrumentos de controle social que configurassem um modelo de educação realmente pública sob controle da sociedade.

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Publicado

2011-04-10

Como Citar

de Lima, A. B. (2011). Estado, educação e controle social: introduzindo o tema. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 25(3). https://doi.org/10.21573/vol25n32009.19661

Edição

Seção

Desafios da Democratização da Gestão Escolar