Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017

Roberto Sousa Salles, Eduardo Faerstein, Mario Roberto Dal Poz, Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Resumo


O artigo analisa impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na qualidade da educação superior brasileira, usando como principal indicador a admissão de docentes concursados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Foram analisados os dados oficiais do censo da educação superior dos anos de duração do programa, traçando um paralelo com a literatura publicada sobre o tema. O estudo aborda instituições de todas as regiões do país, com um destaque a experiência da Universidade Federal Fluminense (UFF), a instituição de ensino superior referência no desenvolvimento das diretrizes do programa.


Palavras-chave


Educação Superior. Reuni. Análise de impacto. Docentes.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES-MAZZOTTI, A.J; GEWANDSZNADJER, F. O Método nas Ciências Sociais e Naturais. Pioneira, 2ª Ed. Campinas, 1997.

ANTUNES, V. V. Expansão e democratização universitária: a implementação do REUNI na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Revista Habitus: Revista da Graduação em Ciências Sociais do IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 91-99, 10 de nov. 2016.

BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico: Contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Contraponto. Rio de Janeiro, 1996.

BRASIL. Decreto nº 6.096 de 24 de Abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 Abr. 2007.

COSTA, D.M.C. et al. Financiamento Público e Expansão da Educação Superior Federal no Brasil: O REUNI e as perspectivas para o REUNI 2. Revista GUAL, Florianópolis, vol. 6, n. 1, p. 106-127, jan. 2013.

INEP/MEC. Censo da Educação Superior 2017: resumo técnico. Brasília: Inep, 2018.

LEHER, R. Educação superior minimalista: a educação que convém ao capital no capitalismo dependente. Site Insurgência, Rio de Janeiro. 2012. Disponível em: http://www.insurgencia.org/educacao-superior-minimalista-a-educacao-que-convem- ao-capital-no-capitalismo-dependente/. Acesso em: 02 abr 2019.

MANCEBO, D; BESSA, L. REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docente. Revista Educação & Realidade. Vol. 34, n. 1, jan-abr, pp. 49-64, Universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2009.

MAUÉS, O. A reconfiguração do trabalho docente na educação superior. Educar em Revista, Editora UFPR. Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 141-160, 2010.

PAULA, C. H. A influência do REUNI sobre o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Administração). UFV, Viçosa. 2018.

SOUZA, C.D. et al. Impacto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI) na atividade investigativa: crescimento, qualidade e internacionalização. Revista Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 336-367, set/dez. 2015.




DOI: https://doi.org/10.21573/vol36n12020.101107

INDEXADORES

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, MEC/INEP)
CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing (Maharashtra, India)
Edubase (SBU/UNICAMP)
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
Portal de Periódicos da Capes/MEC
Scielo Educ@ - Fundação Carlos Chagas-FCC, São Paulo/Brasil
Science Library Index - Meadow Springs, Mandurah State, Austrália
SUMÁRIOS.ORG - Sumários de Revistas Brasileiras

 

Licença Creative Commons
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,
da Associação Brasileira de Política e Administração da Educação
está licenciada com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/index

ISSN versão impressa: 1678-166X
ISSN versão eletrônica: 2447-4193

Prefixo DOI: 10.21573