Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol36n12020.101107Palabras clave:
Educação Superior. Reuni. Análise de impacto. Docentes.Resumen
O artigo analisa impactos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na qualidade da educação superior brasileira, usando como principal indicador a admissão de docentes concursados nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Foram analisados os dados oficiais do censo da educação superior dos anos de duração do programa, traçando um paralelo com a literatura publicada sobre o tema. O estudo aborda instituições de todas as regiões do país, com um destaque a experiência da Universidade Federal Fluminense (UFF), a instituição de ensino superior referência no desenvolvimento das diretrizes do programa.
Descargas
Citas
ALVES-MAZZOTTI, A.J; GEWANDSZNADJER, F. O Método nas Ciências Sociais e Naturais. Pioneira, 2ª Ed. Campinas, 1997.
ANTUNES, V. V. Expansão e democratização universitária: a implementação do REUNI na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Revista Habitus: Revista da Graduação em Ciências Sociais do IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 91-99, 10 de nov. 2016.
BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico: Contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Contraponto. Rio de Janeiro, 1996.
BRASIL. Decreto nº 6.096 de 24 de Abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 Abr. 2007.
COSTA, D.M.C. et al. Financiamento Público e Expansão da Educação Superior Federal no Brasil: O REUNI e as perspectivas para o REUNI 2. Revista GUAL, Florianópolis, vol. 6, n. 1, p. 106-127, jan. 2013.
INEP/MEC. Censo da Educação Superior 2017: resumo técnico. Brasília: Inep, 2018.
LEHER, R. Educação superior minimalista: a educação que convém ao capital no capitalismo dependente. Site Insurgência, Rio de Janeiro. 2012. Disponível em: http://www.insurgencia.org/educacao-superior-minimalista-a-educacao-que-convem- ao-capital-no-capitalismo-dependente/. Acesso em: 02 abr 2019.
MANCEBO, D; BESSA, L. REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docente. Revista Educação & Realidade. Vol. 34, n. 1, jan-abr, pp. 49-64, Universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, 2009.
MAUÉS, O. A reconfiguração do trabalho docente na educação superior. Educar em Revista, Editora UFPR. Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 141-160, 2010.
PAULA, C. H. A influência do REUNI sobre o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Administração). UFV, Viçosa. 2018.
SOUZA, C.D. et al. Impacto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI) na atividade investigativa: crescimento, qualidade e internacionalização. Revista Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 336-367, set/dez. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.