Por dentro dos caminhos de S., de J.J. Abrams e Doug Dorst: as ações de lançamento da edição brasileira

Vitória Ferreira Doretto

Resumo


Para que um livro chegue às mãos de seus leitores, há uma série de processos e procedimentos editoriais, que se iniciam na escrita, passam pela revisão, diagramação, impressão e distribuição dos exemplares. Esses processos são os mesmos, guardadas as diferenças de escala, para todos os livros, incluindo os best-sellers como S., obra de J. J. Abrams e Doug Dorst, objeto de nosso estudo. Nestes breves parágrafos, pretendemos descrever a campanha de marketing liderada pela editora Intrínseca,  analisando o caminho traçado para o lançamento da obra no Brasil e nos Estados Unidos, a fim de que o livro figurasse nas listas dos mais vendidos da editora nesses países. Para isso, fazemos uso do método midiológico, recuperando seus vestígios de circulação à época de seu lançamento para compor as considerações de análise.

Palavras-chave:Mediação editorial. Humanidades digitais. Objetos editoriais. Literatura contemporânea. Indústrias criativas.


Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. Uma revolução conservadora da edição. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 17, n. 39, mai./ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2017v17n39p198/. Disponível em: . Acesso em: 1 dez 2018.

DEBRAY, Régis. Manifestos Midiológicos. Petrópolis: Vozes, 1995.

DORETTO, Vitória Ferreira. S.: Questões de autoria no objeto editorial criado por J. J. Abrams e Doug Dorst. 2017. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

INTRÍNSECA. Disponível em: www.intrinseca.com.br.

MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

SALGADO, Luciana Salazar. Ritos genéticos editoriais: Autoria e Textualização. Bragança Paulista: Margem da Palavra, 2016.

THOMPSON, John B. Livros ‘Importantes’. In: THOMPSON, J. B. Mercadores de Cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2013.




DOI: https://doi.org/10.22456/2596-0911.99358

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

ISSN 2596-0911

 

Contato: revistaphilia@ufrgs.br

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Avenida Paulo Gama, 110

Bairro Farroupilha, Porto Alegre, RS

CEP 90040-060

 

INDEXADORES | INDEXING