METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS EM ESCOLAS DE CAMPINAS (SP) E ÁREAS DE ENTORNO: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA SOBRE O MEIO AMBIENTE

Autores

  • Viviane Gomes de Araújo Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Jeovanes Lisboa da Silva Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Salvador Carpi Junior Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85951

Palavras-chave:

Metodologias participativas, formação de professores, meio ambiente.

Resumo

A luz de assuntos como degradação e conservação do meio ambiente, metodologias participativas, formação de professores e educação ambiental, este trabalho apresenta uma experiência de ensino e pesquisa realizada durante o curso de capacitação de professores intitulado "Metodologias Participativas em escolas de Campinas (SP) e áreas de entorno”, ministrado no segundo semestre de 2016 para professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, da cidade de Campinas e que teve como objetivo principal abordar metodologias participativas voltadas para a identificação de riscos ambientais e compreensão socioambiental do entorno de algumas escolas estaduais campineiras, através da participação e percepção de seus próprios professores e alunos.

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Biografia do Autor

Viviane Gomes de Araújo, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Mestranda em Geografia pelo Instituto de Geociêcias da Unicamp

Jeovanes Lisboa da Silva Filho, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Geografia, Universidade Federal da Paraíba

Salvador Carpi Junior, Universidade Estadual de Campinas

Geógrafo, Profissional de Apoio à Pesquisa e Ensino, Laboratório de Geomorfologia e Análise Ambiental, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2018-09-12