A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES DE PESQUISA E(M) ENSINO ATRAVÉS DA LITERATURA AFRICANA

Rafaela Pacheco Dalbem

Resumo


A lei 10.639, que deveria assegurar o ensino de “História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro (...) pertinentes à História do Brasil” foi aprovada há 14 anos e, de acordo com algumas pesquisas, ainda hoje configura-se mais como uma ação individual de alguns docentes do que uma prática pedagógica adotada pelas instituições escolares. O trabalho consiste na apresentação de uma prática pedagógica de três anos em uma instituição particular de ensino voltada a alunos e alunas do 8º ano do ensino fundamental, quando a geografia do continente africano toma corpo como unidade curricular. Aliados ao livro didático, buscamos acrescentar obras de literatura de autores africanos com o intuito não só de incentivar a leitura mas, também, transcender a formação clássica e conteudista.


Palavras-chave


Geografia Escolar; Lei 10.639/2003; Literatura Africana

Texto completo:

PDF


Comissão Editorial

Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br