A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO

Adilson Tadeu Basquerote Silva, Eduardo Pimentel Menezes, Rosemy da Silva Nascimento

Resumo


O presente estudo analisa a percepção de estudantes a respeito da construção, em sala de aula, de recursos didáticos aplicados à educação geográfica na pós-graduação stricto sensu. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com dados obtidos por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze estudantes que cursaram a disciplina de Recursos Didáticos plicados a Educação Geográfica e Ambiental (RDAEGA), no período de 2015 e 2016. Os dados estudados pela análise do discurso revelaram que a construção dos recursos emsala de aula facilita a compreensão dos conteúdos e conceitos, promove interação entre os envolvidos, torna as aulas mais atrativas e dinâmicas, alia ações integradoras entre teoria e prática, amplia o rol de recursos didáticos aplicados à educação geográfica e instrumentaliza os pós-graduandos a construírem recursos com seus estudantes.

 


Palavras-chave


Mediação; ensino; geografia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85664

Comissão Editorial

Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br