ENTRE A LUZ E A LOUCURA: OS APRISIONAMENTOS DE CAMILA E DE BERTHA A PARTIR DAS NARRATIVAS DE CHARLOTE BRONTE E JEAN RHYS E DE LUÍS ANTONIO DE ASSIS BRASIL

Autores

  • Lis Yana De Lima Martinez Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Cortez Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.85669

Resumo

À luz é dado o caráter de representar a razão. É ela o que guia as almas perdidas dos marinheiros à deriva. Luz é antagônica à sombra. Sombra, então, é sinônimo da falta da razão. Para Jung (1991), sombra é para onde enviamos todas as partes do nosso ser que não seriam socialmente aceitas. Partes que não podem ser trazidas à luz do dia. Um sábio é dito como um ser iluminado. Este trabalho, busca lidar questões latentes às ações sombrias das personagens Bertha Mason (segundo Brontë e Rhys), refletindo a possível busca constante da personagem por criar/reproduzir luz, e Camila, refletindo sua possível busca constante por liberdade. Para tanto, retomaremos questões da construção do sujeito racional e do sujeito feminino. Pretendemos, neste artigo, fazer a aproximação entre as personagens a partir de duas categorias (casamento e morte, a busca por luz) que são recorrentes em suas narrativas. 

PALAVRAS-CHAVE: intertextualidade; loucura; casamento; Bertha Mason; Manhã Transfigurada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lis Yana De Lima Martinez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos de Literatura pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras UFRGS. Atua na área de Teoria, Crítica e Comparatismo tendo sua pesquisa voltada aos estudos Intemidiáticos, Intertextuais e Interdisciplinares.

Ricardo Cortez Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas áreas de Sociologia da Moral (morais atéia e religiosa), Teorias da Secularização, Teoria Sociológica, Teoria do Conhecimento e Pensamento Político-Religioso.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

MARTINEZ, L. Y. D. L.; LOPES, R. C. ENTRE A LUZ E A LOUCURA: OS APRISIONAMENTOS DE CAMILA E DE BERTHA A PARTIR DAS NARRATIVAS DE CHARLOTE BRONTE E JEAN RHYS E DE LUÍS ANTONIO DE ASSIS BRASIL. Organon, Porto Alegre, v. 33, n. 65, p. 16, 2018. DOI: 10.22456/2238-8915.85669. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/85669. Acesso em: 29 abr. 2025.