DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SABER LINGUÍSTICO NO BRASIL OITOCENTISTA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PERIÓDICO “O VULGARISADOR”

Autores

  • Angela Corrêa Ferreira Baalbaki Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.56814

Resumo

O presente artigo, fundamentado nos conceitos e dispositivos advindos da Análise de Discurso francesa e da História das Ideias Linguísticas, tem como propósito averiguar como o conhecimento sobre as ciências da linguagem circulava, ou seja, era socialmente divulgado em "O Vulgarisador" – um jornal destinado a divulgar “conhecimentos úteis”, publicado no Rio de Janeiro entre os anos de 1877 a 1880. Especificamente, busca-se identificar as imagens discursivas construídas no periódico. Para a realização das análises, foram elencadas três edições da seção intitulada “Philologia Moderna”, escrita por Boaventura Plácido Lameira de Andrade. Com a análise das sequências discursivas, foi possível depreender a imagem da linguística como a área de conhecimento que trata da evolução das línguas (entendidas como seres vivos) e tomar a seção como uma forma de instituir e legitimar os estudos linguísticos no Brasil oitocentista.

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Biografia do Autor

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professora do Departamento de Estudos da Linguagem, do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Integra os seguintes grupos de pesquisa: Discurso, historicidade e subjetividade: inconsciente e ideologia (UFF), PraLinS: Práticas de Linguagem e Subjetividade (UERJ). Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de línguas; processo de gramatização de línguas; ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira e como Segunda Língua para alunos surdos; discurso de divulgação científica. Alguns artigos recentes: “Um gesto de perpetuação: as profissões científicas em revista de divulgação científica para crianças” (caderno de Estudos Linguísticos, 2014); “A divulgação científica e o discurso da necessidade” (Letras-UFSM, 2014) “Discurso sobre criança: a questão do ludicismo” (Gragoatá, 2013).

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

BAALBAKI, A. C. F. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SABER LINGUÍSTICO NO BRASIL OITOCENTISTA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PERIÓDICO “O VULGARISADOR”. Organon, Porto Alegre, v. 30, n. 59, 2015. DOI: 10.22456/2238-8915.56814. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/56814. Acesso em: 8 maio. 2025.