ASSOMBRADO E MEDONHO: O OBJETO NA ATMOSFERA GÓTICA DE UM CONTO DE COELHO NETO

Autores

  • Marisa Martins Gama-Khalil UFU / CNPq Professora da Universidade Federal de Uberlândia; Pesquisadora Produtividade em Pesquisa CNPq

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.107853

Resumo

No cotidiano, geralmente consideramos os objetos como meros acessórios com funcionalidades imediatas e dotados de uma inércia característica; contudo a literatura muitas vezes lança uma luz sobre os objetos, delegando a eles uma atuação especial, e, no caso da literatura gótica, essa performance dos objetos aparece com frequência associada ao trabalho com sobrenatural e o terror. Neste ensaio, o corpus de análise eleito é o conto “A bola” do escritor brasileiro Coelho Neto, em função de o objeto não ser destacado apenas pelo título, mas de ele ser a base para toda a trama e para a irrupção da atmosfera gótica. Os fundamentos teóricos são ancorados nos estudos sobre a literatura gótica e a fantástica e nos raros trabalhos sobre a presença e atuação dos objetos na ficção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Martins Gama-Khalil, UFU / CNPq Professora da Universidade Federal de Uberlândia; Pesquisadora Produtividade em Pesquisa CNPq

Doutora em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara, com pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. É professora da UFU, líder do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas (GPEA) e pesquisadora do CNPq com bolsa de Produtividade em Pesquisa.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

GAMA-KHALIL, M. M. ASSOMBRADO E MEDONHO: O OBJETO NA ATMOSFERA GÓTICA DE UM CONTO DE COELHO NETO. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 69, p. 1–17, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.107853. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/107853. Acesso em: 3 maio. 2025.