AMAZÔNIA EM LETRA E MÚSICA: O TRABALHO COM GÊNERO DISCURSIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Marcos Salmo S. Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
  • Dóris Maria Luzzardi Fiss Professora Adjunta da FACED e do PPG-Educação da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.103602

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever uma proposta didático-pedagógica, voltada para a Educação Básica, que envolve estudo sobre a Região Amazônica a partir da música regional, levando em consideração o entendimento de gênero discursivo como artefato mediador de aprendizagem. A temática se mostra relevante para o ensino pelo compromisso assumido com a criação de condições de constituição de um sujeito social mais crítico e reflexivo, respeitando as diferenças culturais existentes no território brasileiro e preservando o meio em que vive. Escolhemos trabalhar a música regional por ela estar mais próxima da realidade do educando e se configurar como elemento de desenvolvimento de habilidades e competências tanto no nível linguístico quanto no discursivo. Desde uma filiação a concepções do filósofo russo Mikhail Bakhtin, buscamos subsídios em sua teoria dialógica, que tem no conceito de gênero do discurso uma contribuição significativa para a prática em sala de aula.


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Biografia do Autor

Marcos Salmo S. Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Doutorando em Educação pela UFRGS. Professor de do Ensino Básico da Prefeitura de Canoas - RS. 

Dóris Maria Luzzardi Fiss, Professora Adjunta da FACED e do PPG-Educação da UFRGS

Doutora em Educação pela UFRGS. Docente da Faculdade de Educação e do PPG em Educação da UFRGS.

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

LIMA, M. S. S.; FISS, D. M. L. AMAZÔNIA EM LETRA E MÚSICA: O TRABALHO COM GÊNERO DISCURSIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 70, p. 1–19, 2021. DOI: 10.22456/2238-8915.103602. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/103602. Acesso em: 1 maio. 2025.