Literatura e os jogos de RPG: Trajetória de apropriações e intertextos
Abstract
Este trabalho tem por intuito apresentar o diálogo existente entre os jogos de RPG e a literatura, tendo em vista as relações intertextuais de influência e apropriação entre estes. Os Role Playing Games, ou jogos de interpretação de personagens, em tradução livre, surgiram nos EUA, em 1974, a partir da influência dos chamados War games (jogos de guerra, também em tradução livre, em que se simulavam batalhas históricas através de miniaturas), e de textos literários de caráter fantástico (fantasia, horror e ficção científica), presente na obra de escritores como Robert E. Howard, H. P. Lovecraft, Michael Moorcock, J. R. R. Tolkien, entre outros. É perceptível, num primeiro momento, que aspectos notadamente literários foram utilizados na elaboração e ambientação dos jogos de RPG, tais como os elementos narrativos e outros de caráter fantástico (uso de dragões, magia, etc.), presente na literatura referida. Por sua vez, a popularização e o sucesso comercial do jogo impulsionaram a criação de toda uma literatura vinculada ao material que era produzido. Logo, pretendo demonstrar, através da análise do jogo Dungeons and Dragons e de textos literários criados a partir dos jogos de RPG, as relações intertextuais vigentes nestas duas linguagens. Num primeiro momento, o jogo vai adaptar características literárias específicas para gerar uma ambientação para as histórias que serão contadas pelos participantes do jogo, tais como: o objetivo a ser traçado (jornada a um local desconhecido ou uma aventura em busca de riquezas e fama); elementos que compõem o cenário (raças mágicas como elfos e dragões, a própria presença da magia); a partir daí, os aspectos narrativos e descritivos necessários para a elaboração conjunta da história surgirão. Por fim, a literatura adapta aquilo que foi produzido dentro da lógica do jogo para (re)criar enquanto texto, para além do jogo, apropriando-se deste.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).