JUSTIFICANDO A TORTURA: O DISCURSO DE UM PAI QUE ASSASSINOU O PRÓPRIO FILHO (DECLAMATIO MAIOR 19)
Parole chiave:
Declamação, Pseudo-Quintiliano, incesto, tortura, silêncioAbstract
O presente artigo apresenta a tradução integral para o português brasileiro da Declamação Maior 19, que se ocupa da defesa de um pai, acusado de maus-tratos por sua esposa após permanecer em silêncio sobre o que teria dito seu filho durante o processo de tortura e assassinato em uma parte reservada da própria casa. O caso faz dupla com o discurso anterior (a parte acusatória) e fecha a coleção de 19 declamações das Declamationes Maiores, atribuídas a Pseudo-Quintiliano.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).