O MITO NÓRDICO DE CRIAÇÃO NA EDDA EM PROSA: TRADUÇÃO COMENTADA
Palabras clave:
Edda em prosa, Snorri Sturluson, Mitologia nórdica, Escandinávia medievalResumen
A Edda em prosa é uma das mais importantes fontes sobre o mito nórdico de criação. Composta no século XIII por Snorri Sturluson, político e poeta islandês, a obra contém diversas narrativas sobre deuses e heróis das antigas religiões pré-cristãs da Escandinávia. Neste artigo, apresento uma tradução comentada direto do texto em islandês antigo estabelecido por Faulkes (2005) do segmento sobre a criação do mundo, em que Snorri detalha a origem do cosmo, dos astros, dos elementos da natureza, dos deuses, dos homens, gigantes, elfos, anões etc.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).