O FEEDBACK EM VÍDEO COMO DISPOSITIVO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM ATIVIDADES DIDÁTICAS DE TRADUÇÃO AUDIOVISUAL DA LIBRAS

Authors

  • Vinicius Nascimento Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/ Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Rimar Ramalho Segala Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus Araraquara)

Keywords:

tradução audiovisual, Libras, avaliação formativa, feedback, formação profissional

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar o uso de feedback em vídeo como dispositivo de avaliação formativa em atividades de tradução envolvendo o par linguístico língua brasileira de sinais (Libras)/língua portuguesa (LP). O dispositivo foi construído a partir da necessidade de oferecer devolutivas objetivas de produções discentes individuais em atividades de tradução audiovisual na direção LP-Libras na disciplina “Libras VI” do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e LP oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os resultados do uso do dispositivo mostram que, para o aprendiz, é possível observar objetivamente os aspectos da sua prática que precisam ser aperfeiçoados. Estes aspectos vão do uso da língua no processo de tradução à dimensão extralinguística que, nesse caso, corresponde ao tamanho, posição, cor e textura da janela de Libras no vídeo e a incorporação de elementos verbo-visuais durante o processo tradutório. A formação desses profissionais é recente no Brasil e as diferentes formas de ensino e de avaliação de tradutores e de intérpretes de língua de sinais está, ainda, em construção demandando olhares constantes do docente para o percurso construído junto com o discente. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vinicius Nascimento, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/ Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Doutor e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Bacharel em Fonoaudiologia (PUC-SP). Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos no Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Língua Portuguesa.

Rimar Ramalho Segala, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus Araraquara)

Doutorando em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Mestre em Estudos da Tradução (UFSC). Licenciado em Letras Libras (UFSC) e em Matemática (Centro Universitário Assunção). Professor do Departamento de Psicologia no Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Published

2018-06-23