Um estudo de novas possibilidades de adaptação do hexâmetro dactílico ao português, nos primeiros versos de Trabalhos e Dias, de Hesíodo

Authors

Keywords:

tradução rítmica, métrica, hexâmetro dactílico

Abstract

Este trabalho visa apresentar uma alternativa ao modelo de tradução hexamétrica proposto por Carlos Alberto Nunes, em suas famosas versões dos poemas homéricos e da Eneida. Para tanto, propomos aqui a elaboração de um verso regular de 14 sílabas poéticas, conformado pela alternância de células rítmicas binárias e ternárias, capazes de sugerir ao leitor a variabilidade rítmica do metro hexâmetro dactílico, em português. Para exemplificar tal proposta, apresentaremos uma tradução inédita dos 41 primeiros versos do poema Trabalhos e Dias, de Hesíodo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Saulo Santana de Aguiar, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Letras pela universidade Federal da Paraíba, e doutorando pela mesma instituição, com pesquisa na área de Letras Clássicas, e experiência na tradução de textos greco-latinos.

Published

2023-02-27

Issue

Section

Traduções comentadas