A PRECURSORA POESIA FEMINISTA DE ADELA ZAMUDIO:
TRADUÇÃO COMENTADA DE NACER HOMBRE
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma tradução comentada ao poema "Nacer hombre" [Nascer homem], da boliviana Adela Zamudio (1854-1928), incluso na obra Ensayos poéticos, de 1877. Para tanto, estruturamos este trabalho em dois momentos. O primeiro pontua alguns aspectos biográficos de Adela Zamudio, relacionando seus pensamentos com os de sua época. O segundo apresenta o nosso projeto de tradução para a poesia escolhida, que visa a recriar, em português, as estruturas metrorrítmicas presentes no poema em espanhol, e traçar comentários sobre este processo. Este trabalho traz como principais contribuições não só as reflexões sobre a tradução de poesia, como também o poema traduzido ao português resultante desse processo. Para além disso, apresentamos reflexões sobre direitos das mulheres, recuperando o legado de Adela Zamudio para as presentes gerações de mulheres latino-alemricanas. Trata este trabalho, portanto, de desvelar três invisibilidades: a invisibilidade da tradução, das precursoras feministas e das escritoras latino-americanas, ainda pouco estudadas no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).