ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM TERRITÓRIOS DO CAMPO, FLORESTA E DAS ÁGUAS NO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v9i1.145495Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Estratégias de Saúde Nacionais, Serviços de Saúde RuralResumo
Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem sido o principal fator de aprimoramento da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Essa pesquisa aborda as Populações do Campo, da Floresta e das Águas (PCFA) caracterizadas por povos que têm seus modos de vida relacionados com a natureza. Objetivo: Analisar a atuação de equipes da ESF em territórios de PCFA do Ceará. Metodologia: Trata-se de estudo transversal exploratório e descritivo, com amostra intencional de 68 profissionais da saúde e usuários de equipes da ESF rural dos municípios de Crato, Itapipoca, Quiterianópolis e Trairi, no Ceará. Todos os participantes estavam vinculados a experiências significativas desenvolvidas nesses territórios. As equipes e comunidades foram selecionadas por meio do recebimento de experiências inovadoras cadastradas por membros das comunidades e profissionais de saúde na página do SERPOVOS (https://ceara.fiocruz.br/serpovos/). A partir deste cadastro, foram selecionados quatro municípios em que as experiências se situavam em áreas rurais, que atendiam comunidades/movimentos populares do campo, da floresta e das águas. Os participantes de pesquisa foram convidados a participar de uma oficina e a responder um instrumento constituído pela ficha de caracterização dos participantes e questionário. Análises estatísticas de implementação dos atributos da APS foram realizadas. Resultados: Os 68 participantes de pesquisa eram predominantemente mulheres (61,8%), na faixa etária de 31 a 50 anos (47%). A avaliação da presença dos atributos essenciais da APS nos territórios apresentou fragilidades. Apenas o atributo longitudinalidade mostrou resultado favorável com 80,7% das respostas e os demais parâmetros como abordagem centrada no território, acesso e acolhimento, integralidade e coordenação do cuidado, não atingiram os resultados desejados. Conclusão: Observou-se a necessidade de incentivar a prática dos atributos da Política Nacional da Atenção Básica pelos profissionais das equipes da ESF e usuários, pois muitos dos parâmetros comuns às equipes não estão sendo realizados nos territórios rurais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).