VIVÊNCIA DA ADOLESCENTE-MÃE NO MÉTODO CANGURU
A ENFERMEIRA COMO FACILITADORA DOS CUIDADOS MULTIDIMENSIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v7i1.128218Palavras-chave:
Cuidado pré-natal, Cuidado Pós-Natal, Cuidados de enfermagem, Método Canguru, Educação em saúdeResumo
Estruturado como um modelo de atenção humanizada ao recém-nascido (RN), o Método Canguru (MC) encoraja o contato pele a pele por meio da posição canguru, assim como a participação dos pais nos cuidados. Constituído em três etapas, contribui para a redução da morbimortalidade neonatal. Neste caminhar, busca-se analisar as vivências das adolescentes-mães nas etapas do MC e discutir a atuação da enfermeira como facilitadora do processo de educação-ação do cuidado materno. Estudo descritivo, qualitativo, método Narrativa de Vida, realizado em duas maternidades públicas do município do Rio de Janeiro. Foram entrevistadas oito adolescentes-mães no período de maio a outubro de 2019. Foi aplicada a técnica de análise temática dos dados. As vivências no MC tiveram início somente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), com o nascimento prematuro do recém-nascido, dando continuidade da segunda etapa do método na Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa) e a terceira etapa do mesmo no ambulatório de follow-up das unidades de referência. Por meio da posição canguru, as adolescentes-mães se sentiram mais próximas dos filhos, sendo a segunda etapa do método uma oportunidade de aquisição da prática do cuidar, e as orientações recebidas pelas enfermeiras, essenciais nesse processo. A continuação do método no domicílio foi considerada desafiadora, evidenciando a necessidade de apoio da rede familiar, das equipes de saúde hospitalar e da Estratégia Saúde da Família (ESF). O processo educativo conduzido pelas enfermeiras, se deu por meio do diálogo associado à demonstração, sendo a segunda etapa primordial para o aprendizado e empoderamento do cuidar, porém, o primeiro contato com o método só ocorreu à nível hospitalar, o que evidencia a fragilidade de estratégia e gestão do cuidado ao recém-nascido prematuro na Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).