CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA UM CURSO DE FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM GESTÃO DAS LISTAS DE ESPERA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128189Palavras-chave:
Materiais de Ensino, Educação Continuada, Listas de Espera, Gestão em Saúde, Filme e Vídeo Educativo, Tecnologia EducacionalResumo
As listas de espera de pacientes eletivos nos serviços de saúde são um problema mundial. No Brasil, ainda é escasso o arsenal literário neste tema, o que reforça a necessidade de ações educativas para profissionais que atuam no gerenciamento das listas de espera de pacientes cirúrgicos e clínicos eletivos. O objetivo deste artigo é descrever o relato de experiência do processo de construção de materiais didáticos digitais elaborados com base nas diretrizes do Instructional System Design (ISD), do modelo ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) para um curso de formação multiprofissional em gerenciamento de listas de espera de pacientes cirúrgicos e clínicos eletivos. O estudo descreve a etapa de concepção proposta pelo modelo, sendo desenvolvidas as fases de análise, desenho e desenvolvimento. A produção do curso envolvendo os materiais didáticos digitais ocorreu de agosto de 2021 a setembro de 2022 por meio de reuniões semanais remotas no Google Meet® para discutir, definir e aprovar os encaminhamentos e os produtos. Foram produzidos três vídeos e duas histórias em quadrinhos relativos ao tema da gestão em listas de espera de pacientes eletivos cirúrgicos e clínicos. Considera-se que o uso de materiais didáticos digitais para as ações educativas de profissionais que atuam em instituições de saúde pública é importante para reduzir a disparidade da gestão e condições das listas de espera das diferentes regiões do Brasil. A utilização dos recursos apresentados (materiais didáticos digitais) em ações educativas de estudantes e profissionais que atuam em instituições de saúde pública, comumente marcadas pela disparidade da gestão e de condições entre as regiões do Brasil, pode amenizar as diferenças e promover a equidade no atendimento ao paciente.
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