RELAÇÕES DE SABER-PODER EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i2.128073

Palavras-chave:

Educação Médica, Saber-Poder, Universidade, Análise Arqueológica do Discurso

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os enunciados das relações de saber-poder entre docentes e discentes em um curso de medicina de uma universidade do sul do país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa investigativa com base no referencial teórico-metodológico da análise arqueológica do discurso de Michel Foucault. A produção de dados ocorreu a partir de cinco entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes de um curso de medicina e das Atas do Colegiado correspondentes aos anos de 2002 a 2013. A partir de discursos que evidenciam o controle do tempo, a hierarquia nas relações, a existência de regras e normas institucionais, a aplicação de provas e presença de méritos, observa-se métodos coercitivos de uma educação disciplinar. Apresenta-se uma 'anatomia política' de controle sustentada por dispositivos disciplinares que submetem os corpos a uma série de atividades pré-estabelecidas.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Severo Garcia-Jr, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Araranguá

Pós-Doutor em Saúde Coletiva. Professor Adjunto dos cursos de Medicina e Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Araranguá, Santa Catarina, Brasil

Maria Eduarda Rodrigues Borges, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Médica. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Itajaí, Santa Catarina, Brasil

Liana Cristina Dalla Vecchia Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis

Doutora em Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

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Publicado

2023-01-15

Como Citar

GARCIA-JR, C. A. S.; BORGES, M. E. R.; PEREIRA, L. C. D. V. RELAÇÕES DE SABER-PODER EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA . Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, 2023. DOI: 10.54909/sp.v6i2.128073. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/128073. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais